BEBIDAS ISOTÔNICAS AMOLECEM O ESMALTE
Poucas bebidas são tão benéficas ao organismo quanto os isotônicos, como os populares Gatorade e Marathon. Componentes como carboidratos, sódio e potássio reidratam e alimentam. O problema é o citrato de hidrogênio, ou acído cítrico, que pode causar erosão dos dentes, informa o site WebMd. Esse é a conlusão de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nova York e apresentado na reunião anual da Associação Internacional d Pesquisa em Odontologia, em Miami, nos Estados Unidos.
A erosão dentária é um processo progressivo e destrutivo caracterizado pela perda de tecido duro dos dentes. Na pesquisa os cientistas americanos cortaram pela metade dentes de boi, utilizados por sua semelhança com os dos humanos. Metade foi mergulhada em água e a outra metade em isotônicos durante um dia inteiro. Análises químicas mostraram em amolecimento significativo do esmalte dos dentes do segundo grupo.
O problema pode ser ainda maior, dizem os cientistas, se o usuário escovar os dentes logo em seguida. O esmalte amolecido fica mais vulnerável à ação do creme dental. "Os testes não reproduzem a maneira real como as pessoas bebem", reclamou Craig Atevens, porta-voz da Associação Americana de Bebidas. "O líquido passa pela boca, e os isotônicos têm um propósito, que é melhorar a performande esportiva. A saúde bucal também é determinada por uma série de outros fatores".