ANIMAIS S.O.S

ANIMAIS.O.S - Faça parte desta luta!

domingo

FRUTAS COM QUÍMICOS

VEGETAIS BRASILEIROS CONTÊM MUITO AGROTÓXICO

Uma suspeita se confirmou: frutas, verduras e legumes vendidos nos supermercados brasileiros contêm agrotóxico. A constatação é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que examinou  1.773 amostras de 17 alimentos de todos os estados brasileiros, com exceão de Alagoas. Foram encontrados vestígios de pesticidas em 15% dos produtos, informa O Estado de S. Paulo.
Deve-se parar de comer vegetais então? Não. As quantidades avaliadas são insuficientes para causar uma intoxicação. Recomenda-se lavar frutas e hortaliças com água, esponja e detergente neutro e dar preferência a alimentos da época.
AS HORTALIÇAS MAIS CONTAMINADAS

PIMENTÃO - 64,36%
MORANGO - 35,05%
UVA - 32,67%
CENOURA - 30,39%
ALFACE - 19,8%
TOMATE - 18,27%

quinta-feira

Símbolos de Indepêndencia

COMO A MULHER TEM ENCONTRADO SEU LUGAR A SOCIEDADE - E O QUE AINDA FALTA ACONTECER.


MÁQUINA DE LAVAR
Uma primeira versão surgiu na Inglaterra, em 1691, mas só se popularizou a partir da década de 1950. O eletrodoméstico ajudou a mulher a dividir os trabalhos na casa. 
O desafio: a falta de acesso nas camadas mais pobres e nos países pouco industrializados.

 O TRABALHO
O marco da entrada da mulher no mercado de trabalho foi a Segunda Guerra Mundial. Com os homens no front, as indústrias americanas dependiam da força produtiva feminina.
O desafio: os baixos salários e pouca inserção no mercado, notadamente nos cargos mais altos.

 
O CONTROLE DA NATALIDADE
Lançada nos anos 1960, a pílula anticoncepcional é usada atualmente por mais de 100 milhões de mulheres no mundo. Junto com o aborto tornou-se bandeira feminista.
O desafio:   os dilemas éticos e a oposição da religião.

quarta-feira

RUIM PARA OS DENTES

BEBIDAS ISOTÔNICAS AMOLECEM O ESMALTE

Poucas bebidas são tão benéficas ao organismo quanto os isotônicos, como os populares Gatorade e Marathon. Componentes como carboidratos, sódio e potássio reidratam e alimentam. O problema é o citrato de hidrogênio, ou acído cítrico, que pode causar erosão dos dentes, informa o site WebMd. Esse é a conlusão de um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Nova York e apresentado na reunião anual da Associação Internacional d Pesquisa em Odontologia, em Miami, nos Estados Unidos.
A erosão dentária é um processo progressivo e destrutivo caracterizado pela perda de tecido duro dos dentes. Na pesquisa os cientistas americanos cortaram pela metade dentes de boi, utilizados por sua semelhança com os dos humanos. Metade foi mergulhada em água e a outra metade em isotônicos durante um dia inteiro. Análises químicas mostraram em amolecimento significativo do esmalte dos dentes do segundo grupo.
O problema pode ser ainda maior, dizem os cientistas, se o usuário escovar os dentes logo em seguida. O esmalte amolecido fica mais vulnerável à ação do creme dental. "Os testes não reproduzem a maneira real como as pessoas bebem", reclamou Craig Atevens, porta-voz da Associação Americana de Bebidas. "O líquido passa pela boca, e os isotônicos têm um propósito, que é melhorar a performande esportiva. A saúde bucal também é determinada por uma série de outros fatores".

AS CÉLULAS DO CORAÇÃO PODEM SE RENOVAR

O coração é considerado um músculo de difícil regeneração. Mas uma pesquisa agora mostra que sua capacidade de autorreparação, ainda que pequena, é maior do que se pensava. Pesquisadores do Instituto Karolinska, na Suécia, verificaram que 1% dos cardiomiócitos, as células musculares responsáveis pelos batimentos cardíacos, se regeneraram a cada 12 meses e uma pessoa de 25 anos. Aos 75 anos essa taxa cai para 0,45%. Um homem de 55 anos terá trocado em média 45% dessas células desde do nascimento. O estudo fo publicado na mais recente edição de revista Science.
A idade das células de animais pode ser medida por radiação. Por motivos éticos esse procedimento não é aplicado em seres humanos. Os cientistas suecos analisaram agora a presença de carbono 14 em 50 voluntários.
A substância radiotiva se espalhou globalmente pela atmosfera com testes atômicos feitos entre 1955 e 1963, auge da Guerra Fria. O material acabou sendo capturado por plantas, até penetrar nos genes humanos, com variados graus de intensidade. A presença do carbono 14, assim, tormou-se um indicador preciso da idade das células cardíacas dos pacientes analisados.
A descoberta é decisiva porque abre caminho para pesquisas de novas terapias. Os cientistas agora tentarão encontrar caminhos para acelerar a regeneração das células do coração e assim reduzir a necessidade de transplante, um recurso extremo sujeito a riscos colaterais, como rejeição de tecidos. Seria também uma solução mais rápida para os tratamentos com as células-tronco da Universidade de Miami, aponta um novo risco nesse novo tratamento: o crescimento desordenado das células poderia gerar um tumor. A melhor solução, afirmou o especialista as New York Times, seria a ampliação controlada dessas culturas de células em laboratório e, posteriormente, sua implantação no órgão. 

DÚVIDAS

DÚVIDASO QUE PRECISO DECLARAR AO SAIR DO PAÍS?
FICA A SEU CRITÉRIO. A DECLARAÇÃO É FEITA PARA QUE VOCÊ POSSA PROVAR, AO REGRESSAR AO PAÍS, QUE NÃO ULTRAPASSOU NO EXTERIOR A COTA DE COMPRAS QUE O LIVRA DO PAGAMENTO DE IMPOSTOS DE IMPORTAÇÃO (DE 500 DÓLARES PARA VIAGENS ARÉREAS E MARÍTIMAS E DE 300 DÓLARES PARA TERRESTRES). É RECOMENDÁVEL REGISTRAR, NA SAÍDA DO PAÍS, TODOS OS BENS COM VALOR SUPERIOR A ESSAS COTAS, COMO NOTEBOOK, MÁQUINA FOTOGRÁFICA, IPOD E JÓIAS.

TODA A VEZ QUE EU SAIR DO PAÍS PRECISO FAZER ESSA DECLARAÇÃO?
NÃO, ELA VALE ATÉ O FIM DA VIDA ÚTIL DO BEM. E A GRANDE NOVIDADE É QUE EM BREVE O VIAJANTE DEVE RECEBER UMA ETIQUETA COM CÓDIGO DE BARRAS PARA COLAR NO OBJETO, EM VEZ DAQUELE PAPELZINHO FÁCIL DE PERDER.

QUAL É O PROCEDIMENTO PARA FAZER A DECLARAÇÃO?
NOS POSTOS DA RECEITA FEDERAL DOS AEROPORTOS E DAS FRONTEIRAS, VOCÊ PRECISA PREENCHER O REGISTRO DE SAÍDA TEMPORÁRIA DE BENS, COM OS DADOS DO EQUIPAMENTO, COMO MODELO, MARCA E NÚMERO DE SÉRIE. QUANDO O SISTEMA DE ETIQUETA COM CÓDIGO DE BARRAS FOR IMPLANTADO, A DECLARAÇÃO PODERÁ SER FEITA EM QUALQUER POSTO DA RECEITA FEDERAL DO TERRITÓRIO NACIONAL, POIS OS DADOS DO BEM FICARÃO ARMAZENADOS EM UM SISTEMA CENTRAL.

É VERDADE QUE AGORA PRECISO APRESENTAR A NOTA FISCAL DO PRODUTOR?
NÃO. ESSA EXIGÊNCIA VIGOROU APENAS POR ALGUMAS SEMANAS DE AGOSTOS E DE SETEMBRO MAS JÁ FOI ABOLIDA.